21 agosto, 2011

Figueira Rubaiyat

Eu e o Chef Marcelino

 É mais forte que eu!
E acredito que aconteça com qualquer um que tenha um pouco mais de intimidade com a cozinha e com as panelas...
Não consigo entrar em um restaurante sem dar uma espiada (rápida que seja)  na cozinha. E quando o almoço ou jantar é na casa de algum amigo ou conhecido, logo estou lá no melhor cômodo da casa, perguntando o que está sendo feito e vendo se posso participar de alguma forma.
Faço sem sentir e por vezes até espio nas panelas. Esta é minha principal característica sou muito curiosa. Aliás minha curiosidade é o que me move!
Ainda na última visita a São Paulo fomos almoçar no Figueira Rubaiyat e ao entrarmos  fomos conduzidos à nossa mesa e não me contive, segundos depois eu estava lá na porta da cozinha perguntando ao Metre:
- Moço, posso dar uma olhadinha?
O Figueira Rubaiyat é considerado pela crítica especialista como um dos melhores restaurantes do Brasil e não é á toa.
O Figueira produz a carne que serve em seus restaurantes e em sua fazenda em Dourados no Mato Grosso são abatidos por ano 4 mil bois, 2 mil porcos, 20 mil frangos e 2 mil cordeiros.
A casa foi inaugurada em 2001 e possui um exuberante salão instalado debaixo da enorme figueira que dá nome ao restaurante.
Nós estávamos lá por motivo nobre, uma comemoração em família e eu não podia perder a oportunidade.
Fui atenciosamente recebida pelo Chef  Marcelino  que me apresentou sua equipe e me levou a todos os setores da cozinha que é em formato de L com corredores compridos.
Imensa, com 13 setores distintos, moderna, organizada, movimentada, quente, com aromas dos mais variados e funcionando em perfeita sincronicidade e envidraçada o que permite que se possa ver grande parte do processo de produção sem que haja a necessidade de entrar, mas, curiosa...
Fiquei impressionada com os fornos a lenha onde queimam madeira de laranjeiras para perfumar os assados e a quantidade de panelas de cobre de todos os tamanhos, lindas e reluzentes.
A comida da entrada à sobremesa foi perfeita.
Vale a pena conhecer!


Salão
Forno a lenha

Um comentário: