07 abril, 2011

A pergunta é: O que é cacau em pó alcalinizado?




















Na aula de hoje surgiu a pergunta e aqui vai a resposta...
Encontrei no livro " Chocolate, Uma saga agridoce preta e branca" de Mort Rosemblum, da Editora Rocco

Apesar de sementes de cacau serem utilizadas pela humanidade há milhares de anos, só a partir de 1828 que o cacau em pó, como conhecemos, tornou-se disponível, graças ao trabalho do químico holandês CJ Van Houten. Van Houten descobriu um processo para remover,  ou seja,  limpar grande parte da gordura ou manteiga de cacau,  do pó de cacau,  produzido a partir dos grãos de cacau torrados.  Ele descobriu que a adição de uma substância alcalina, como o carbonato de potássio, resultou em melhorias para o sabor e propriedades do pó de cacau natural. Esta forma de tratamento de cacau em pó ficou conhecido como cacau holandês, ou pó de cacau alcalinizado.
Quando comparado com o cacau em pó natural, o cacau em pó alcalinizado é marrom escuro, com tons avermelhados, ele é mais suave no sabor e mistura com líquidos com mais facilidade. O pó de cacau alcalinizado tem um pH alcalino 7-8, mais limpo,  enquanto o pó de cacau natural tem um pH 5 o que o deixa mais ácido.


Um comentário:

  1. Muito obrigado, Carla Machado, pelas informações sobre o cacau em pó. Informações, um tantinho em forma de poesia. Pra que melhor, um cacau em pó com leite quente e adoçado com poesia.

    ResponderExcluir