13 abril, 2012

Sobre doces e doçuras!


Sempre conto aos meus alunos que decidi me tornar doceira num momento em que precisava de um pouco mais de doçura em minha vida...
A decisão na época parecia para os que me conheciam, totalmente descabida levando-se em conta minha total inexperiência na cozinha.
Decisão tomada era hora de sair e buscar o conhecimento que me faltava. Busca esta que ainda não conclui e que alimento diariamente, pois sou uma estudante convicta, aplicada e autodidata. Consigo estudar mesmo sem a orientação de outro profissional. Estudo todos os dias e com a mesma e curiosidade e satisfação dos primeiros cursos.
Busquei e busco aprender com todos, tive e tenho encontrado excelentes professores, e extrapolei os limites do país buscando informações sobre, chocolates, doces, bolos, e qualquer outra preparação em que o açúcar constasse na lista de ingredientes.
Dei uma volta de 360 graus no mundo dos doces, no mundo da gastronomia e no meu próprio mundo.
Fiz da gastronomia minha profissão, da confeitaria minha especialidade e dos bolos a minha paixão.
Depois de alguns anos, produzindo exércitos de brigadeiros, olhos-de-sogra, bolos, bem-casados e tantos outros docinhos, surgiu o primeiro convite para ministrar um curso no Senac de Florianópolis.
O novo desafio agora era dividir o conhecimento adquirido com outras pessoas. Logo pensei que o “dividir” não seria dividir no sentido exato da palavra, já que tantas outras pessoas poderiam saber algo a partir do que eu já sabia, e isso realmente me encantou.
Novamente me reinventei! E aprendi que o efeito multiplicador de dividir é impressionante!
Hoje, concluindo mais um curso no Senac, uma nova lição:
O salgado também pode parecer doce ao paladar!
Na avaliação final do curso de salgados recebi depoimentos de uma doçura incrível de meus alunos.
Os depoimentos eram anônimos, mas de todos recebi palavras de gratidão, reconhecimento, e satisfação com o que ensinei.Desliguei as luzes da cozinha pedagógica extremamente emocionada.
E como Cora Coralina dizia: “Feliz é o professor que além de ensinar, também aprende.”
Muito tenho aprendido com meus alunos, e seus ensinamentos servem para a profissão e para a vida!
Agradeço imensamente todas as palavras que me escreveram, foi um prazer conhece-los, e espero que em breve nos encontremos novamente!
Carla Machado